Olá leitores, hoje irei retratar sobre a reta final do Brasileirão ou Campeonato brasileiro de futebol 2010.
Que o brasileiro é fanático por futebol (até mais do que com coisas que realmente importam, mas deixa pra lá, não vem ao caso agora) não se pode negar, e agora que está na reta final do Brasileirão irei fazer um balanço do campeonato e dessa reta final.
O Brasileirão é um dos campeonatos mais difíceis do mundo, os times disputam freneticamente por pontos do início ao fim do campeonato. Há sempre aqueles que se destacam, e há também aqueles que “não vão bem das pernas”. Nesta reta final poderíamos apontar 3 times com grandes chances de serem campeões, com Fluminense; Corinthians e Cruzeiro. Os percentuais que são soltos acabam por enganar o torcedor, vejamos o exemplo do Fluminense. Hoje tem 44% de chances reais de título, porém se perder o próximo jogo este mesmo percentual acaba por despencar uns 15 pontos, aí o torcedor do Fluzão quase tem um ataque do coração e tem que apenas se contentar com a vaga na Libertadores. Porém se ganhar seus torcedores vêem estes percentuais subirem loucamente desenfreados fazendo com que estes pobres torcedores tenham uma felicidade duradoura até a próxima partida. Os matemáticos apenas se baseiam em cálculos e não ponderam o inimaginável que pode ocorrer no futebol, pois afinal, todo mundo sabe, o futebol é uma caixinha de surpresas!
O campeonato começou disputado, vários times foram se equilibrando, conseguindo vitórias importantes, somando pontos e outros apenas observavam, o que fez com que se criasse uma diferença abissal entre os participante de cima e os de baixo. Apesar disso, o campeonato brasileiro foi bem disputado, e agora o final está chegando. Aguentaaaaaa coração!!
Então farei um balanço das diferentes situações em que se encontram o campeonato brasileiro:
A briga pela Libertadores: até o Palmeiras tem chances bem consideráveis. Dependendo dos resultados, pode pular umas cinco posições em apenas uma rodada! Mesmo assim, creio que a quarta vaga (se houver, dependendo da Sul-americana) deve ficar mesmo entre Fogão, Furacão e Grêmio, pois possuem jogos teoricamente mais fáceis na reta final. Teoricamente... como disse, o futebol é uma caixinha de surpresas! Quem não se lembra a umas 5/6 rodadas atrás em que o Atlético goianiense aplicou uma goleada no Todo-poderoso Timão, e um detalhe, em SP!
Na zona de rebaixamento: o Goiás já está rebaixado depois daquela goleada sofrida para o também rebaixado G. Prudente. Vejam os próximos jogos do atlético goiano e me digam se pensam diferente. Só pedreira! O Avaí deve ser o terceiro que cai, pois não mostra muita consistência e também tem jogos difíceis. Resta uma vaga para os desesperados e por enquanto tudo indica que deve ficar com o Guarani, que não vence há 864 rodadas. O galo (haa, o galo) resta uma considerável chance de se manter na série A, mas é bom não desligar a luza amarela e ganhar de qualquer jeito os próximos jogos para conseguir se manter na elite futebolística brasileira.
Mas foi como eu disse, futebol é uma “caixona” de surpresas, tudo pode acontecer. No Brasileirão tem que levar em conta o imponderável, e pra nós caro sofredores, os números nem sempre resistem!!
| Que vença o melhor! |
Abraços, estou pensando em publicar o terceiro post da semana sobre os erros e os juízes que essa CBF arruma, para poder fechar esta semana sobre o Campeonato Brasileiro 2010!
Nenhum comentário:
Postar um comentário