27 de novembro de 2010

Violência no Rio: a cara de um país que precisa de mudanças, URGENTES!!!

Pessoal, hoje irei retratar sobre a violência no Brasil e principalmente no Rio de Janeiro.
O Brasil sofre com a violência desde muito tempo, seja a violência nas ruas, nos centros urbanos, nos estádios de futebol, nas escolas e até camuflada em um local que nos achamos seguro, ou seja, nas casas (violência doméstica).

As constantes e as recentes ondas de violência no Rio de Janeiro só a primeira vista, podem estar ligadas à repressão e aos planos do governo carioca de enfrentar os traficantes e  instalar as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).

O buraco é mais embaixo e está na educação e na distribuição de renda. Não há construção de um país decente sem investir pesado em educação e em melhoria das condições das pessoas de baixa renda. Precisa sobrar dinheiro para educação.

Os empresários pedem bilhões para o que chamam de “infraestrutura”, mas a principal infraestrutura de um país é seu próprio povo. O governo Lula fez muita coisa pela educação e pela distribuição de renda, mas ainda é muito pouco.

É preciso construir nos bairros carentes as melhores escolas do país, além de investimento em saúde, moradia e saneamento. É preciso de uma escola que transforme a realidade do aluno e da família. A Escola deve ser a porta para que o Estado esteja atento aos problemas de seu povo.

O Brasil precisa investir nos jovens, pois estes são o futuro do país e são os que mais aderem a violência, seja recrutados pelos traficantes que mandam em determinadas partes do rio. Acho louvável o que o governo do Rio vem fazendo ao instalar estas Unidades de Polícia Pacificadora (as UPPs) que retiram dos traficantes o território e devolvem para seus verdadeiros donos, o Estado e conseqüentemente a população, que necessitam dele.

Acho que o governo do Rio fez certo em chamar tanques e tropas federais e declarar guerra contra os traficantes. Pra mim, tinham que subir o morro com tangues e artilharia pesada para intimidar e oprimir estes marginais que tiram a beleza do Rio de Janeiro.

Mas para termos um cessar-fogo entre polícia e traficantes para sempre, seria necessário um pesado investimento em educação, pois só assim poderíamos acabar com o tráfico e os traficantes. Meninos ficam deslumbrados ao verem os traficantes ricos e fazem deles um ídolo e querem ser iguais a eles. Talvez a falta de oportunidade de emprego (conseqüência da falta de escolaridade) faz com que estes meninos se alistem no tráfico.

Então só conseguiremos mudar este país com pesados investimentos em educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário